*

*
Vem Senhor Cristo Jesus!!!

Comentário ao Evangelho dia 18,12,2013

A OBEDIÊNCIA DE JOSÉ

Tendo excluído a paternidade humana na geração de Jesus, a genealogia deixou sem explicação a participação de José no nascimento do Messias. Para superar esta lacuna, José é apresentado como um discípulo fiel que se deixou guiar por Deus e, assim, mesmo sem ter evidências, aceitou colaborar na obra da salvação.
O esposo de Maria foi definido como sendo um homem justo. Em suas dúvidas a respeito da noiva que se apresentara grávida, soube ouvir a voz de Deus e submeter-se a ela. O pedido de Deus era claro: José deveria acolher Maria como esposa e assumir, como filho, o que nela fora gerado por obra do Espírito Santo. A função de José no plano da salvação seria a de garantir a identidade social do menino Jesus. Doravante, este seria reconhecido como filho de José, embora fosse Deus seu verdadeiro Pai. Em seu papel de pai adotivo, competia-lhe dar, ao menino, o nome - Jesus - e, com isso, evidenciar sua missão de salvador da humanidade.
A obediência de José possibilitou o cumprimento do projeto salvífico divino, pois Jesus tornar-se-ia o Emanuel, a presença de Deus na vida da humanidade. Em Jesus, começaria uma nova etapa da História, sendo ele o acesso definitivo a Deus. Seria Deus conosco, caminhando com a humanidade pecadora em busca de salvação. Em tudo isto, foi grande o mérito do humilde José.
“Vejam nos coroinhas um bom futuro das Vocações Sacerdotais, e da Igreja Católica.”
Pois toda Vocação é chamado, e todo chamado de Deus, leva à Santidade."

Padre Benedito

(In Memoria)


ORAÇÃO DO COROINHA

Senhor, vivo a procura de paz. Quero permanecer com este coração que tu me deste. Peço-te que me ilumines, para que eu possa servir no teu altar.Ó mestre, ajuda-me a descobrir a minha verdadeira vocação.

Amém!

Oração pelas Vocações
Jesus,
Mestre Divino,
que chamamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade.

Amém.
Papa Paulo VI

terça-feira, 2 de novembro de 2010

XIII Encontrão Vicarial de Acólitos / Vicariato São Lucas


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010





Nós Diaconos, André Costas Santos, Frenilson da Conceição Brito e Geneildo Almeida Lima, unidos à Arquidiocese de Vitória da Coqnuista e aos nossos familiares temos a alegria de convidar Vossa Senhoria, e Vossa Ilustrissima família a participarem da Solene Celebração Eucaristica na qual seremos Ordenados Presbiteros pela oração e imposição das mãos de Dom Luis Gonzaga Silva Pepeu (OFM.Cap) Arcebispo Metropolitano.
Data: 17 de Julho de 2010
ás 16hs.
Local: Ginasio de Esportes Raul Ferraz.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Arquidiocese de Vitória da Conquista, se jubila com indicação de Padre a Bispo.




Depois de quase dois anos da ultima indicação do então Padre Zanoni Dementino Castro, para Bispo da Diocese de São Mateus-ES. O Papa Bento XVI nomeou hoje, 17, padre Valdemir Ferreira dos Santos, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) como novo bispo da diocese de Floriano (PI). O padre irá suceder a Dom Augusto Alves da Rocha, 76, que pediu renúncia após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.
Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.
O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino,
em Roma.
Na Arquidiocese
de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia.
Exerceu, ainda, a função de vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico. Durante dois anos, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Assessoria de Imprensa, saúda o novo bispo e lhe deseja frutuoso trabalho nesta nova missão que lhe é confiada pelo Papa. Ao mesmo tempo agradece a Dom Augusto pelo zelo pastoral com que serviu ao povo de Deus na diocese de Floriano.

História da Diocese de Floriano-PI


Marco histórico na instalação da nova Diocese de Floriano e posse de seu 1º bispo
Floriano-PI, 19 05 2008

Na solenidade o prefeito Joel Rodrigues foi agraciado com uma medalha de honra, que recebera das mãos do Núncio Apostólico no Brasil D. Lorenzo Baldesseri.

Floriano viveu ontem (18/05) um momento histórico para a alegria da comunidade católica. Foi instalada a nova Diocese de Floriano, após desmembramento da antiga Diocese de Oeiras-Floriano. A solenidade contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldesseri, representante no Brasil do papa Bento XVI. Ele foi recepcionado no aeroporto pelos bispos Dom Augusto Rocha e Dom Juarez, Pe. Kleiton Vieira, pároco em Floriano, além de outras autoridades religiosas, prefeito Joel Rodrigues e a primeira dama Márcia Rodrigues, secretários municipais, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário e autoridades militares. A comitiva seguiu em carreata até a catedral de São Pedro de Alcântara, onde uma multidão já aguardava com ansiedade.
A solenidade de instalação da Diocese, que contou com o apoio do cerimonial do Governo Municipal,
começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Floriano e de Roma na praça Dr. Sebastião Martins, ao som dos seus respectivos hinos, executados pela banda de música do município.
No interior da catedral foi celebrada a missa solene, na presença de autoridades municipais, de todos os bispos do Piauí e padres de Floriano e Oeiras, além de muitos fiéis.

Um dos primeiros atos da missa foi a leitura do decreto de criação da nova Diocese de Floriano. O ponto alto da solenidade foi quando o primeiro bispo Dom Augusto Rocha recebeu das mãos do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldesseri o cajado, símbolo da missão pastoral, com poderes outorgados pelo Vaticano para assumir o comando da Diocese e votos de muito sucesso e as bênçãos de Vossa Santidade o Papa Bento XVI.

Ao cumprimentar Dom Augusto, bispos e padres prestaram reverência em obediência e respeito ao líder maior da igreja católica da região de Floriano. Foram mais de três horas de solenidade numa missa que cumpriu a rigor o protocolo que a ocasião exigia.
O representante do Papa falou entre outras coisas, sobre o bom trabalho desempenhado por Dom Augusto frente à Igreja.

Na oportunidade o prefeito Joel Rodrigues foi agraciado com uma medalha de honra e falou sobre a importância do evento para o município de Floriano. “Hoje é um dia histórico para Floriano. Esta cidade que sempre se destaca como pólo comercial, educacional, saúde e agora celestial, com a instalação da Diocese”, disse o prefeito Joel, que finalizou seu pronunciamento parabenizando o bispo pelo cargo assumido.

Dom Augusto também ganhou uma medalha das mãos do Núncio e assumiu a nova Diocese acreditando na força da missão e na ajuda dos fiéis para continuar apascentando suas ovelhas e fortalecendo o Reino de Deus aqui na terra.
O bispo nasceu em Aparecida, hoje cidade de Bertolínia-PI, em 17 de julho de 1933. Estudou as séries iniciais em Floriano e começou sua formação religiosa em 1948 no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Teresina-PI. Estudou filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália. O religioso já assumiu vários ministérios a partir de 1960, com uma vasta folha de serviços prestados à comunidade católica. Em fevereiro deste ano foi nomeado bispo diocesano de Floriano.

Fonte: Pastral de Acólitos de Vitória da Conquista-BA

http://acolitosdeconquista.blogspot.com





quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti

Gabinete do senador Flávio José Arns recebeu informação nesta quarta.
Familiares da coordenadora da Pastoral da Criança buscam mais detalhes.




Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda,


em Curitiba. Ele irá acompanhar a missão brasileira que seguirá nesta manhã para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente, e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns ao G1.




Ainda de acordo com o gabinete, Zilda viajou para o Haiti no domingo (10) e realizaria uma palestra às 10h desta quarta-feira na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira (14), teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. O retorno estava marcado para sábado (16).



Zilda Arns Neumann tinha 73 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).




Ela nasceu em Forquilhinha (SC) e morava em Curitiba.







Leia mais sobre o terremoto







Veja vídeos sobre o abalo



Fonte: G1/Globo.com

Biografia da Arquidiocese

Arquidiocese de Vitória da Conquista-Bahia
Arcebispo Dom. Frei
Luís Gonzaga Silva Pepeu

Superfície 27.228 km²
Tipo de jurisdição
Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, em 1 de Julho de 2009, era de 318.901 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do estado e também do interior do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas). Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².

Arquidiocese Metropolitana (Região Nordeste 3)
Criação da
diocese 27 de julho de 1957
Elevação a arquidiocese16 de janeiro de 2002
Rito romano
Dioceses sufragâneas
Bom Jesus da Lapa / Caetité / Jequié /Livramento de Nossa Senhora

A Arquidiocese de Vitória da Conquista (Archidioecesis Victoriensis de Conquista) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de Vitória da Conquista. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.


Histórico
A Diocese de Vitória da Conquista foi
ereta pelo Papa Pio XII, no dia 27 de julho de 1957 pela bula Christus Jesus, a partir de território desmembrado da Diocese de Amargosa. No dia 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II reorganizou o território da Província Eclesiástica de Salvador, constituindo duas novas províncias, a de Feira de Santana e a de Vitória da Conquista. Neste ato, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana.

Demografia e Paróquias
Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 724.619 habitantes, com 74,8% de católicos. O território da arquidiocese é de 24.709 km.2, organizado em 28 paróquias.
A arquidiocese abrange os seguintes municípios:
Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Cândido Sales, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo, Caetanos, Bom Jesus da Serra.

Arcebispos
Atual e 2º
Arcebispo:
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap
1º Arcebispo e atual Presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha 2002-2007
foi nomeado arcebispo de Mariana-MG

3º Bispo
Dom Celso José Pinto da Silva 1981-2001,
Arcebispo Emerito de Terezina-PI

foi nomeado arcebispo de
Teresina
2º Bispo: Dom Climério Almeida de Andrade 1962-1981 (faleceu)

1º Bispo:
Dom Jackson Berenguer Prado 1958-1962
foi nomeado bispo de Feira de Santana-BA