Depois de quase dois anos da ultima indicação do então Padre Zanoni Dementino Castro, para Bispo da Diocese de São Mateus-ES. O Papa Bento XVI nomeou hoje, 17, padre Valdemir Ferreira dos Santos, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) como novo bispo da diocese de Floriano (PI). O padre irá suceder a Dom Augusto Alves da Rocha, 76, que pediu renúncia após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.
Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.
O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas,
Na Arquidiocese
Exerceu, ainda, a função de vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico. Durante dois anos, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Assessoria de Imprensa, saúda o novo bispo e lhe deseja frutuoso trabalho nesta nova missão que lhe é confiada pelo Papa. Ao mesmo tempo agradece a Dom Augusto pelo zelo pastoral com que serviu ao povo de Deus na diocese de Floriano.
Marco histórico na instalação da nova Diocese de Floriano e posse de seu 1º bispo
Na solenidade o prefeito Joel Rodrigues foi agraciado com uma medalha de honra, que recebera das mãos do Núncio Apostólico no Brasil D. Lorenzo Baldesseri.
Floriano viveu ontem (18/05) um momento histórico para a alegria da comunidade católica. Foi instalada a nova Diocese de Floriano, após desmembramento da antiga Diocese de Oeiras-Floriano. A solenidade contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldesseri, representante no Brasil do papa Bento XVI. Ele foi recepcionado no aeroporto pelos bispos Dom Augusto Rocha e Dom Juarez, Pe. Kleiton Vieira, pároco em Floriano, além de outras autoridades religiosas, prefeito Joel Rodrigues e a primeira dama Márcia Rodrigues, secretários municipais, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário e autoridades militares. A comitiva seguiu em carreata até a catedral de São Pedro de Alcântara, onde uma multidão já aguardava com ansiedade.
A solenidade de instalação da Diocese, que contou com o apoio do cerimonial do Governo Municipal,
começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Floriano e de Roma na praça Dr. Sebastião Martins, ao som dos seus respectivos hinos, executados pela banda de música do município.
No interior da catedral foi celebrada a missa solene, na presença de autoridades municipais, de todos os bispos do Piauí e padres de Floriano e Oeiras, além de muitos fiéis.
Um dos primeiros atos da missa foi a leitura do decreto de criação da nova Diocese de Floriano. O ponto alto da solenidade foi quando o primeiro bispo Dom Augusto Rocha recebeu das mãos do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldesseri o cajado, símbolo da missão pastoral, com poderes outorgados pelo Vaticano para assumir o comando da Diocese e votos de muito sucesso e as bênçãos de Vossa Santidade o Papa Bento XVI.
Ao cumprimentar Dom Augusto, bispos e padres prestaram reverência em obediência e respeito ao líder maior da igreja católica da região de Floriano. Foram mais de três horas de solenidade numa missa que cumpriu a rigor o protocolo que a ocasião exigia.
O representante do Papa falou entre outras coisas, sobre o bom trabalho desempenhado por Dom Augusto frente à Igreja.
Na oportunidade o prefeito Joel Rodrigues foi agraciado com uma medalha de honra e falou sobre a importância do evento para o município de Floriano. “Hoje é um dia histórico para Floriano. Esta cidade que sempre se destaca como pólo comercial, educacional, saúde e agora celestial, com a instalação da Diocese”, disse o prefeito Joel, que finalizou seu pronunciamento parabenizando o bispo pelo cargo assumido.
Dom Augusto também ganhou uma medalha das mãos do Núncio e assumiu a nova Diocese acreditando na força da missão e na ajuda dos fiéis para continuar apascentando suas ovelhas e fortalecendo o Reino de Deus aqui na terra.
O bispo nasceu em Aparecida, hoje cidade de Bertolínia-PI, em 17 de julho de 1933. Estudou as séries iniciais em Floriano e começou sua formação religiosa em 1948 no Seminário Sagrado Coração de Jesus
Fonte: Pastral de Acólitos de Vitória da Conquista-BA
http://acolitosdeconquista.blogspot.com