O coroinha é uma peça muito importante dentro da Celebração da Missa. A função principal do Coroinha é servir no altar e superar todas as necessidades do Celebrante que porventura possam surgir durante a Missa.
O Coroinha é mais uma peça de um quebra-cabeça, chamado MISSA. Tantas outras peças formam este quebra-cabeça, como por exemplo: Liturgia, Dizimo, Recepção, Comunicação.... Todas essas peças (=equipes/grupos) trabalham em conjunto, com o único objetivo: engrandecer, animar e tornar mais bonita a Celebração da Missa. Podemos ainda comparar o Grupo de Ministros Coroinhas com um tijolo. Imaginemos uma parede formada por vários tijolos, onde cada um representa uma Equipe/Grupo de nossa Comunidade. Então alguém poderia perguntar: qual destes tijolos é o mais importante? É o que está em cima ou em baixo, ou aqueles que estão na ponta ou no meio? A resposta mais inteligente para a pergunta é que todos os tijolos são importantes.
Caso alguém retire um dos tijolos, ou a parede irá cair ou poderá ficar incompleta. Como observamos os Coroinhas são muito importantes para a Celebração da Missa.
Caso você Coroinha falte a uma Missa, seja displicente ou irresponsável, você estará destruindo não somente o trabalho do Grupo Ministério dos Coroinhas, e sim o trabalho de varias Equipes. Pois você Coroinha é um tijolo da parede. Você Coroinha é uma peça importantíssima no quebra cabeça Missa.
Caso falte os Coroinhas, o quebra cabeça Missa ficará incompleta. Você tem que tomar consciência da sua importância dentro da Celebração da Missa. Se eu faltar, não ocupar o meu lugar, vai ficar o buraco e a construção pode cair.
Você tem um lugar que é só seu. Voce tem uma tarefa a cumprir que ninguém poderá realizá-la por você. Você esta escalado para o time oficial, onde neste jogo não há torcida e nem bando de reserva.
Todos tem de entrar em campo. Por isso, não deixe o tempo passar, que você aproveite cada minuto para fazer o bem e participar para valer da vida da comunidade. Mas você também tem que tomar consciência que o Coroinha é também importante quanto o leitor, o musico, o cantor, o recepcionista, o comentarista, os ministros da Eucaristia...
Todos somos importantes nas nossas respectivas funções dentro da celebração da Missa.
PARA VOCÊ COROINHA
Aqui vão algumas regras práticas que todo Coroinha deve procurar observar não por imposição mas por Amor:
· Ao entrar na Igreja, faça uma Genuflexão para Jesus que está no Sacrário: É um ato de Fé na sua Presença;
· Antes de entrar na Sacristia, pare e reze um pouquinho;
· Dentro da Igreja, caminhe com respeito, sem correr ou brincar;
· Na sacristia, fale baixinho, pois ela também faz parte da Igreja;
· Procure não chegar atrasado às Cerimônias de que for participar;
· Vista-se sempre decentemente, sem exageros;
· Lembre-se que você estará recepcionando a comunidade na porta da Igreja, e juntamente entregando o jornal litúrgico ou mensagem.
· Antes de fazer seu serviço junto ao Altar, lave bem as mãos;
· Fique atento junto ao altar, com visão voltada para o padre, comentarista e leitores, na oportunidade de poder auxiliá-lo quando preciso.
· Ao terminar as Cerimônias, utilize a sacristia para retirar e dobrar com cuidado sua túnica para ser levado para casa, procure não amassá-la, se estiver suja lave com cuidado procurando preservá-la sempre limpa e passada.
· Procure não emprestar sua túnica a outros jovens, se a pessoa insistir, consulte antes o Padre ou o responsável pela Sacristia:
· Lembre-se de que você é responsável pela sua túnica, antes de começar a missa veja se esta tudo em Ordem;
· Se você prometeu ajudar a Rezar a Missa num determinado dia, faça tudo para cumprir seu dever.
· E finalmente, nunca se esqueça de que o bom Coroinha são aqueles que estão sempre conscientes de usa dignidade e responsabilidade, desejamos a você um bom trabalho na sua Comunidade. Jesus apreciará sua dedicação ao Reino de Deus.