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Vem Senhor Cristo Jesus!!!

Comentário ao Evangelho dia 18,12,2013

A OBEDIÊNCIA DE JOSÉ

Tendo excluído a paternidade humana na geração de Jesus, a genealogia deixou sem explicação a participação de José no nascimento do Messias. Para superar esta lacuna, José é apresentado como um discípulo fiel que se deixou guiar por Deus e, assim, mesmo sem ter evidências, aceitou colaborar na obra da salvação.
O esposo de Maria foi definido como sendo um homem justo. Em suas dúvidas a respeito da noiva que se apresentara grávida, soube ouvir a voz de Deus e submeter-se a ela. O pedido de Deus era claro: José deveria acolher Maria como esposa e assumir, como filho, o que nela fora gerado por obra do Espírito Santo. A função de José no plano da salvação seria a de garantir a identidade social do menino Jesus. Doravante, este seria reconhecido como filho de José, embora fosse Deus seu verdadeiro Pai. Em seu papel de pai adotivo, competia-lhe dar, ao menino, o nome - Jesus - e, com isso, evidenciar sua missão de salvador da humanidade.
A obediência de José possibilitou o cumprimento do projeto salvífico divino, pois Jesus tornar-se-ia o Emanuel, a presença de Deus na vida da humanidade. Em Jesus, começaria uma nova etapa da História, sendo ele o acesso definitivo a Deus. Seria Deus conosco, caminhando com a humanidade pecadora em busca de salvação. Em tudo isto, foi grande o mérito do humilde José.
“Vejam nos coroinhas um bom futuro das Vocações Sacerdotais, e da Igreja Católica.”
Pois toda Vocação é chamado, e todo chamado de Deus, leva à Santidade."

Padre Benedito

(In Memoria)


ORAÇÃO DO COROINHA

Senhor, vivo a procura de paz. Quero permanecer com este coração que tu me deste. Peço-te que me ilumines, para que eu possa servir no teu altar.Ó mestre, ajuda-me a descobrir a minha verdadeira vocação.

Amém!

Oração pelas Vocações
Jesus,
Mestre Divino,
que chamamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade.

Amém.
Papa Paulo VI

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

«Proposições» do Sínodo sobre a Eucaristia (1-10) Documentos que se apresentam ao Sumo Pontífice


Proposição 1
Quer-se apresentar à consideração do Sumo Pontífice, além dos documentos sobre a Eucaristia, fonte e cume da vida e da missão da Igreja, relativos a este Sínodo, ou seja, os «Lineamenta», o «Instrumentum laboris», as apresentações «ante e post disceptationem» e os textos das intervenções, tanto os apresentados na sala por escrito, como as palavras dos círculos menores e suas discussões, sobretudo algumas propostas específicas que os padres consideraram de especial relevo. Os padres sinodais pedem humildemente ao Santo Padre que avalie a oportunidade de publicar um documento sobre o sublime mistério da Eucaristia na vida e na missão da Igreja.
Proposição 2 - A reforma litúrgica do Vaticano II

A Assembléia Sinodal recordou com gratidão o influxo benéfico que a reforma litúrgica realizada a partir do Concílio Vaticano II teve para a vida da Igreja. Esta pôs de relevo a beleza da ação eucarística que resplandece no rito litúrgico. No passado se verificaram abusos, não faltam nem sequer hoje, ainda que diminuíram muito. Contudo, tais episódios não podem obscurecer a bondade e a validade da reforma, que contém ainda riquezas que não estão totalmente exploradas, mas interpelam a uma maior atenção com respeito ao «ars celebrandi», o qual favorece a «actuosa participatio». Primeira parte O povo de Deus educado na fé na Eucaristia A fé na Eucaristia
Proposição 3 - A novidade do mistério pascal
Ao instituir a Eucaristia, Jesus criou uma novidade radical: cumpriu em si mesmo a nova e eterna aliança. Jesus inscreve, no contexto da cena ritual judaica, que concentra no memorial o acontecimento passado da libertação do Egito, sua importância presente e a promessa futura, sua entrega total. O verdadeiro Cordeiro imolado se sacrificou de uma vez por todas no mistério pascal e é capaz de libertar para sempre o homem do pecado e das trevas da morte. O Senhor mesmo nos ofereceu os elementos essenciais do «culto novo». A Igreja, enquanto esposa e guiada pelo Espírito Santo, está chamada a celebrar o convite eucarístico, dia após dia, «em sua memória». Inscreve o sacrifício redentor de seu Esposo na história e o faz presente sacramentalmente em todas as culturas. Este «grande mistério» celebra-se nas formas litúrgicas que a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, desenvolve no tempo e no espaço. Na celebração da Eucaristia, Jesus, substancialmente presente, introduz-nos mediante seu Espírito na páscoa: passamos da morte à vida, da escravidão à liberdade, da tristeza à alegria. A celebração da Eucaristia reforça em nós este dinamismo pascal e consolida nossa identidade. Com Cristo, podemos vencer o ódio com o amor, a violência com a paz, a soberba com a humildade, o egoísmo com a generosidade, a discórdia com a reconciliação, o desespero com a esperança. Unidos a Jesus Cristo, morto e ressuscitado, podemos levar cada dia sua cruz e segui-lo, com vistas à ressurreição da carne, seguindo o exemplo dos mártires da antiguidade e de nossos dias. A Eucaristia como mistério pascal é prenda da glória futura e dela nasce já a transformação escatológica do mundo. Celebrando a Eucaristia, antecipamos esta alegria na grande comunhão dos santos.
Proposição 4 - A Eucaristia como dom que brota do amor de Deus
A Eucaristia é um dom que brota do amor do Pai, da obediência filial de Jesus levada até o sacrifício da cruz, feito presente para nós no sacramento, da potência do Espírito Santo que, chamado sobre os dons pela oração da Igreja, transforma-os no Corpo e no Sangue de Jesus. Nela se revela plenamente o mistério do amor de Deus pela humanidade e se cumpre Seu desígnio de salvação marcado por uma gratidão absoluta, que responde só a Suas promessas, cumpridas mais além de toda medida. A Igreja acolhe, adora, celebra este dom com trêmula e fiel obediência, sem arrogar-se nenhum poder de disponibilidade que não sejam os que Jesus lhe confiou para que o rito sacramental se realize na história. Sob a cruz, a Santíssima Virgem se une plenamente ao dom sacrificial do Salvador. Por sua imaculada conceição e plenitude de graça, Maria inaugura a participação da Igreja no sacrifício do Redentor. Os fiéis «têm direito de receber abundantemente dos sagrados pastores os bens espirituais da Igreja, sobretudo as ajudas da Palavra de Deus e os sacramentos» (LG 37; cf. CIC can. 213; CCEO can. 16), quando o direito não o proíba. A tal direito, corresponde o dever dos pastores de fazer todo o possível para que o acesso à Eucaristia não seja impedido na prática, mostrando a este respeito solicitude inteligente e grande generosidade. O Sínodo aprecia e agradece os sacerdotes que, inclusive à custa de sacrifícios às vezes grandes e arriscados, asseguram às comunidades cristãs este dom de vida e as educam a celebrá-lo em verdade e plenitude.
Proposição 5 - Eucaristia e Igreja
A relação entre a Eucaristia e a Igreja se entende na grande tradição cristã como constitutiva do ser e do atuar da própria Igreja, até o ponto de que a antiguidade cristã designava com as mesmas palavras, «Corpus Christi», o corpo nascido da Virgem Maria, o corpo eucarístico e o corpo eclesial de Cristo. Esta unidade do corpo manifesta-se nas comunidades cristãs e renova-se no ato eucarístico que as une e as diferencia em Igrejas particulares, «in quibus et ex quibus una et unica Ecclesia catholica existit» (LG 23). O termo «católico» expressa a universalidade proveniente da unidade que a Eucaristia, celebrada em cada Igreja, favorece e edifica. As Igrejas particulares na Igreja universal têm assim, na Eucaristia, a tarefa de fazer visível sua própria unidade e sua diversidade. Este laço de amor fraterno deixa transparente a comunhão trinitária. Os concílios e os sínodos expressam na história este aspecto fraterno da Igreja. Por esta própria dimensão eclesial, a Eucaristia estabelece um forte laço de unidade da Igreja católica com as Igrejas ortodoxas, que conservaram a genuína e íntegra natureza do mistério da Eucaristia. O caráter eclesial da Eucaristia poderá ser também um ponto privilegiado no diálogo com as comunidades nascidas com a Reforma.
Proposição 6 - A Adoração eucarística
O Sínodo dos Bispos, reconhecendo os múltiplos frutos da adoração eucarística na vida do povo de Deus em tantas partes do mundo, encoraja fortemente que esta forma de oração --assim freqüentemente recomendada pelo venerável servo de Deus João Paulo II-- seja mantida e promovida, segundo as tradições, tanto da Igreja latina quanto das Igrejas orientais. Reconhece que esta prática origina da ação eucarística --que em si mesma é o maior ato de adoração da Igreja, que habilita o fiel a participar plenamente, conscientemente, ativamente e frutuosamente do sacrifício de Cristo segundo o desejo do Concílio Vaticano II-- e a essa reconduz. Assim vivida a adoração eucarística sustenta o fiel no seu amor e serviço cristãos para os demais e promove uma maior santidade pessoal e das comunidades cristãs. Neste sentido o reflorir da adoração eucarística, também entre os jovens, parece hoje uma promissora característica de muitas comunidades. Por esta razão, a fim de favorecer a visita ao Santíssimo Sacramento, cuide-se, no limite do possível, que as igrejas nas quais é presente o Santíssimo Sacramento fiquem abertas. A pastoral leve a comunidade e os movimentos a conhecer o justo local de adoração eucarística no sentido de cultivar a atitude de transcendência frente ao grande dom da presença real de Cristo. Neste sentido, encoraja-se a adoração eucarística também no itinerário de preparação para a Primeira Comunhão. Para promover a adoração, é conveniente dar um particular reconhecimento aos institutos de vida consagrada e às associações de fiéis que a essa se dedicam de modo especial e de várias formas, ajudando-os para que a devoção eucarística torna-se mais bíblica, litúrgica e missionária. Eucaristia e sacramentos
Proposição 7 - Eucaristia e sacramento da Reconciliação
O amor à Eucaristia leva a apreciar sempre mais o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus torna possível um novo início da vida cristã e mostra a intrínseca ligação entre Batismo, pecado e sacramento da Reconciliação. A digna recepção da Eucaristia requer o estado de graça. É encargo de grande importância pastoral que o Bispo promova na diocese uma decisiva recuperação da pedagogia da conversão que nasce da Eucaristia e favorece por isto a confissão individual freqüente. Os sacerdotes, por sua parte, dediquem-se generosamente à administração do sacramento da Penitência. O Sínodo recomenda vivamente aos Bispos não permitir em suas dioceses o recurso à absolvição coletiva, a não ser nas situações objetivamente excepcionais estabelecidas pelo Motu Proprio Misericordia Dei, de 7 de abril de 2002, do Papa João Paulo II. Os Bispos procurem, por outro lado, que em toda igreja nos seja lugar idôneo para confissão (cf. CIC 964 § 2). Recomenda-se que o Bispo nomeie o confessor. Nesta perspectiva, necessita-se também aprofundar as dimensões da reconciliação já presentes na celebração eucarística (cf. CCC 1436), em particular o rito penitencial, a fim de que se possa viver nela verdadeiros momentos de reconciliação. As celebrações penitenciais não sacramentais mencionadas no ritual do sacramento da Penitência e da Reconciliação podem despertar o sentido do pecado e formar um espírito de penitência e de comunhão na comunidade cristã, preparando assim os corações para a celebração do sacramento. A renovação da espiritualidade eucarística pode ser a ocasião para aprofundar a compreensão e a prática das indulgências. Este Sínodo recorda que os Bispos e os párocos podem pedir à Penitenciaria Apostólica a indulgência plenária por celebrar diversas ocasiões e aniversários. O Sínodo encoraja uma catequese renovada sobre as indulgências.
Proposição 8 - Eucaristia e Sacramento do Matrimônio.
Na Eucaristia, exprime-se o amor de Jesus Cristo que ama a Igreja como sua esposa, chegando a dar a Sua vida por ela. A Eucaristia corrobora de modo inexaurível a unidade e o amor indissolúvel de todo matrimônio cristão. Queremos fazer sentir uma particular proximidade espiritual a todos aqueles que construíram suas próprias famílias sobre o sacramento do matrimônio. O Sínodo reconhece a singular missão da mulher na família e na sociedade e encoraja os cônjuges para que, bem integrados em suas paróquias e talvez inseridos em pequenas comunidades, em movimentos e associações eclesiais, percorram caminhos de espiritualidade matrimoniais nutridas da Eucaristia. A santificação do domingo se atua também na vida familiar. Por isso, a família, como “Igreja doméstica”, deve ser considerada um primeiro ambiente da comunidade cristã. É a família a iniciar a criança na fé eclesial e na liturgia, sobretudo na Santa Missa.
Proposição 9 - Eucaristia e poligamia
A natureza do matrimônio exige que o homem esteja ligado de modo definitivo a uma só mulher, e vice-versa. Neste horizonte, os polígamos que se abrem à fé cristã são ajudados a integrar o seu projeto humano na novidade e na radicalidade da mensagem de Cristo. Enquanto catecúmenos, Cristo encontra-os em sua específica situação e os chama à renúncia e à ruptura necessárias à comunhão, que um dia possam celebrar mediante vários sacramentos, antes de tudo mediante a Eucaristia. A Igreja os acompanhará no decorrer do tempo com uma pastoral plena de doçura e de firmeza.
Proposição 10 - Modalidade das Assembléias Dominicais na ausência de Sacerdote
Nos paises nos quais a falta de sacerdote e as grandes distâncias tornam praticamente impossível a participação na Eucaristia dominical, é importante que as comunidades cristãs se reúnam para louvar o Senhor e comemorar do Dia a Ele dedicado em comunhão com o Bispo, com toda a Igreja particular e com a Igreja universal. De grande importância é também esclarecer a natureza do empenho dos fieis em participar destas assembléias dominicais. Cuide-se para que a liturgia da Palavra, organizada sob os cuidados de um diácono ou de um responsável da comunidade a qual este ministério foi regularmente confiado pela autoridade competente, cumpra-se segundo um ritual específico, aprovado para este fim. Para não privar os fiéis por muito tempo da Comunhão eucarística, os sacerdotes se esforcem para visitar freqüentemente estas comunidades. Cabe aos Ordinários e às Conferências episcopais regular a possibilidade de distribuir a Comunhão. Dever-se-á evitar toda confusão entre celebração da Santa Missa e assembléia dominical na ausência de sacerdote. Por isso, não se deverá cessar de encorajar os fiéis a irem, por quanto possível, aonde a Santa Missa é celebrada. As Conferências episcopais forneçam apropriados subsídios que explicam o significado da celebração da Palavra de Deus com a distribuição da Comunhão, e as normas que a regulam. Fonte: ZENIT.org

Biografia da Arquidiocese

Arquidiocese de Vitória da Conquista-Bahia
Arcebispo Dom. Frei
Luís Gonzaga Silva Pepeu

Superfície 27.228 km²
Tipo de jurisdição
Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, em 1 de Julho de 2009, era de 318.901 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do estado e também do interior do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas). Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².

Arquidiocese Metropolitana (Região Nordeste 3)
Criação da
diocese 27 de julho de 1957
Elevação a arquidiocese16 de janeiro de 2002
Rito romano
Dioceses sufragâneas
Bom Jesus da Lapa / Caetité / Jequié /Livramento de Nossa Senhora

A Arquidiocese de Vitória da Conquista (Archidioecesis Victoriensis de Conquista) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de Vitória da Conquista. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.


Histórico
A Diocese de Vitória da Conquista foi
ereta pelo Papa Pio XII, no dia 27 de julho de 1957 pela bula Christus Jesus, a partir de território desmembrado da Diocese de Amargosa. No dia 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II reorganizou o território da Província Eclesiástica de Salvador, constituindo duas novas províncias, a de Feira de Santana e a de Vitória da Conquista. Neste ato, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana.

Demografia e Paróquias
Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 724.619 habitantes, com 74,8% de católicos. O território da arquidiocese é de 24.709 km.2, organizado em 28 paróquias.
A arquidiocese abrange os seguintes municípios:
Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Cândido Sales, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo, Caetanos, Bom Jesus da Serra.

Arcebispos
Atual e 2º
Arcebispo:
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap
1º Arcebispo e atual Presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha 2002-2007
foi nomeado arcebispo de Mariana-MG

3º Bispo
Dom Celso José Pinto da Silva 1981-2001,
Arcebispo Emerito de Terezina-PI

foi nomeado arcebispo de
Teresina
2º Bispo: Dom Climério Almeida de Andrade 1962-1981 (faleceu)

1º Bispo:
Dom Jackson Berenguer Prado 1958-1962
foi nomeado bispo de Feira de Santana-BA