*

*
Vem Senhor Cristo Jesus!!!

Comentário ao Evangelho dia 18,12,2013

A OBEDIÊNCIA DE JOSÉ

Tendo excluído a paternidade humana na geração de Jesus, a genealogia deixou sem explicação a participação de José no nascimento do Messias. Para superar esta lacuna, José é apresentado como um discípulo fiel que se deixou guiar por Deus e, assim, mesmo sem ter evidências, aceitou colaborar na obra da salvação.
O esposo de Maria foi definido como sendo um homem justo. Em suas dúvidas a respeito da noiva que se apresentara grávida, soube ouvir a voz de Deus e submeter-se a ela. O pedido de Deus era claro: José deveria acolher Maria como esposa e assumir, como filho, o que nela fora gerado por obra do Espírito Santo. A função de José no plano da salvação seria a de garantir a identidade social do menino Jesus. Doravante, este seria reconhecido como filho de José, embora fosse Deus seu verdadeiro Pai. Em seu papel de pai adotivo, competia-lhe dar, ao menino, o nome - Jesus - e, com isso, evidenciar sua missão de salvador da humanidade.
A obediência de José possibilitou o cumprimento do projeto salvífico divino, pois Jesus tornar-se-ia o Emanuel, a presença de Deus na vida da humanidade. Em Jesus, começaria uma nova etapa da História, sendo ele o acesso definitivo a Deus. Seria Deus conosco, caminhando com a humanidade pecadora em busca de salvação. Em tudo isto, foi grande o mérito do humilde José.
“Vejam nos coroinhas um bom futuro das Vocações Sacerdotais, e da Igreja Católica.”
Pois toda Vocação é chamado, e todo chamado de Deus, leva à Santidade."

Padre Benedito

(In Memoria)


ORAÇÃO DO COROINHA

Senhor, vivo a procura de paz. Quero permanecer com este coração que tu me deste. Peço-te que me ilumines, para que eu possa servir no teu altar.Ó mestre, ajuda-me a descobrir a minha verdadeira vocação.

Amém!

Oração pelas Vocações
Jesus,
Mestre Divino,
que chamamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade.

Amém.
Papa Paulo VI

terça-feira, 10 de novembro de 2009

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO AO 2º CONGRESSO

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO AO CONGRESSO 2009



Mapa de Localização do Coelgio Paulo VI em Vit- da Conquista-Ba
O Congresso não havera pagamnento de taxas para ter acesso.

Esta chegando o grande momento em que todos os acólitos de nossas comunidades estarão unidos na espiritualidade para que possam viver como discípulos de Jesus Cristo e missionários do Evangelho, servindo a sua comunidade Paroquial. É o nosso Congresso que neste ano, nos chama a refletir sobre a Missão do Acólito, recebida no Batismo e nutrida pela Eucaristia.
Abaixo um roteiro para os três dias que antecedem o Congresso e deverá ser adaptado de acordo a realidade de cada paróquia. Para a realização faz-se necessário que os coordenadores estejam envolvidos diretamente na distribuição das tarefas. Não esquecer de providenciar todo o material necessário, velas, túnica, imagem do padroeiro, bíblia, e outros símbolos litúrgicos.


1º DIA – CELEBRAÇÃO DA LUZ
Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos santificavam o fim do dia com uma prece comunitária. Nos mosteiros, cantavam-se as “Vésperas” ou “Completas”. Nos meios paroquiais, porém, era costume fazer o “Ofício do Lucernário” e as antigas “Vigílias”, muito freqüentes, ainda, nas Igrejas Orientais. O nome “Lucernário” faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.
Símbolos: velas para todos, círio pascal, sal, bíblia, diretriz do acólito, túnica

CHEGADA (silêncio – oração pessoal / fundo musical)
Mantra: “Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz”

INTRODUÇÃO
Peregrinos em direção ao Reino ao longo dos dias, somos confortados por aquilo que atesta a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, nascido da Vigem Maria, Ele, o eternamente Vivente, nos convida a não temer. Ele, o veraz, que dissipa toda opacidade da Igreja, transfigura a nossa invocação e o nosso agradecimento. Ele, luz que ilumina mais que raio de cristal, alimenta as nossas lâmpadas. Abramo-nos com esperança ao se esplendor, certos que não haverá mais noite e não teremos mais necessidade de luz de lâmpada porque o Senhor Deus nos iluminará e reinaremos com Cristo na eternidade.

ABERTURA
Venham ó nações ao Senhor cantar! Ao Deus do universo venham festejar!
Seu amor por nós, firme para sempre, Sua fidelidade dura eternamente!
(ascendem as 7 velas e as velas da assembléia)

Para ti, Senhor, toda noite é dia, / Tua ressurreição é luz que nos recria!
És a luz do mundo, esplendor do Pai, / Cristo, pastor e guia, em nossos passos vai!
(oferta-se o incenso ou ervas cheirosas)

Suba nosso incenso a ti, ó Senhor / Nesta vigília santa, oferta de louvor!
Nossas mãos orantes para o céu subindo, / Cheguem como oferenda ao som deste hino.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito / Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito.
Aleluia, irmãos, aleluia irmãs! Suba do mundo inteiro a Deus louvação!


RECORDAÇÃO DA VIDA
· Memória da história (inicio das atividades dos coroinhas na paróquia). Se possível depoimentos de pessoas que ajudaram a fundar o grupo de acólitos na paróquia

SÚPLICA
Ouvi o grito que sai do chão, dos oprimidos em oração! (bis)
· Pontuar os principais desafios no trabalho com os acólitos na paróquia (podem ser feitos cartazes que entrem intercalados com o refrão acima)


SALMO 27(26)
1. No meio das nossas dificuldade e lutas, Deus é a garantia das nossas vitórias. Cantemos nossa confiança de que veremos a bondade do Senhor na terra dos vivos.

O SENHOR É MINHA LUZ, ELE É MINHA SALVAÇÃO. QUE PODEREI TEMER? QUE PODEREI TEMER?

2. O Senhor é minha luz, / Ele é minha salvação. O que é que vou temer? Deus é minha proteção. /: Ele guarda a minha vida. Eu não vou ter medo, não.

3. Quando os maus vem avançando, / procurando me acuar, / desejando ver o meu fim, só querendo me matar. /: Inimigos opressores é que vão se liquidar.

4. Se um exercito se armar/ contra mim, não temerei. Firme está meu coração, / Sempre firme ficarei./: Se estourar uma batalha mesmo assim, confiarei.:/

5. A Deus peço uma só coisa, / Sei que ele vai me dar. Habitar em sua casa/ Todo o tempo que eu durar, / Para provar sua doçura/ E no templo contemplar.:/

6. Ele vai me dar abrigo, / Em nossa casa vou morar. Nestes tempos de aflição/ Sei que vai me agasalhar ./: Me escondendo em sua tenda, para na rocha me firmar.:/

7. A cabeça eu tenho erguida, / Mesmo em meio de inimigos./ ofereço um sacrifício, / Pois livrou-me dos perigos./ Canto hinos com a viola, / o meu salmo a Deus eu digo.

8. Ó Senhor, ouve o meu grito/ E de mim tem compaixão/ Eu te falo confiante, / Firme está meu coração.//: Eu procuro é tua face, não me tires tua visão.

9. Em tua mão me enxotes. / Só tu podes me ajudar/ Não me deixes enjeitado, / vem, Senhor, me segurar. /: Se meus pais me abandonarem, sei que vens me agasalhar.:/

10. Vem, me ensinas teus caminhos/ E me mostra a boa estrada/ Me protege do inimigo/ que só pensa coisa errada./: Falsidade estão tramando,/ Tenho a vida amargurada.:/

11. Sei que hei de ver, um dia, / a bondade do Senhor. / Lá, na terra dos viventes, / Viverei no seu amor./: ‘Spera em Deus! Cria coragem! ‘Spera em Deus que é teu Senhor!:/

12. Glória ao Deus que nos acolhe, Glória a Cristo Salvador./ Igualmente demos glória/ Ao Espírito de amor./: Deus é Pai que nos consola, cantaremos seu louvor.:/
(após o salmo, quem quiser, poderá repetir alguma frase ou palavra que ficou no coração...)

ORAÇÃO: Oremos. Ó Deus, luz dos que crêem, enchei com vossa glória o mundo inteiro, e revelai-vos a todos os povos no esplendor da vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amém!

PALAVRA DE DEUS
Canto: Escuta ó Israel, Javé teu Deus que falar... fala Senhor Javé, Israel quer te escutar (2x)

Evangelho: Mt 5,13-16

Meditação usando os símbolos do sal e da luz (nesse momento pode-se acender as velas)

ORAÇÃO: Oremos. Ó Deus, que na plenitude dos tempos mandastes a nós o vosso Filho como Salvador nascido da Virgem Maria, iluminai-nos com o vosso Espírito para que, acolhendo o mistério do vosso amor, saboreemos desde já a alegria perfeita que nos espera como filhos do reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amém!

PAI NOSSO

ORAÇÃO DO CONGRESSO
Ó Deus, Pai de infinita bondade, nós vos agradecemos pelo nosso 2º Congresso Arquidiocesano de Acólitos,
Colocamos em tuas mãos, todos os esforços e vitórias, e queremos também partilhar as alegrias das bênçãos alcançadas pela nossa pastoral.
Ajudai-nos, ó Pai, a ser firme na fé, e impulsionados pelo teu Divino Espírito Santo, sejamos perseverantes para realizar este grande momento de encontro contigo, realizando a missão e a vocação na Igreja. Alimentados pelo vosso Corpo e Sangue seja a nossa força, em um serviço de paz. Ajudai-nos nesse tempo a descobrir a nossa verdadeira Vocação. Ensinai-nos a ser Discípulos e Missionários, neste tempo e em toda parte a fim de que, todos cheguem ate Vós. Acolhei, ó Deus, os nossos pedidos e agradecimentos no mais intimo dos nossos corações.
Amém!

BÊNÇÃO
D. O Deus, poderosos, em misericórdia, vos abençoe e vos guarde T. Amém
D. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós T. Amém
D. Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T. Amém
D. Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém
D. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
T. Para sempre seja louvado! E nossa Mãe, Maria Santíssima!

2º DIA – CELEBRAÇÃO DA ÁGUA
A atenção desloca-se para a fonte batismal como o lugar onde se faz nossa a páscoa de Jesus no sinal da água e na profissão de fé. A bênção da fonte significa que a graça do batismo não sai da água como elemento material, mas do Espírito Santo que a santifica; essa idéia se expressa mediante o sinal da imersão do círio na fonte batismal.
Símbolos: bacia com água, leite, mel, bíblia, diretriz do acólito, túnica

CHEGADA (silêncio – oração pessoal / fundo musical)
Mantra: Confiemo-nos ao Senhor ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor, aleluia.

INTRODUÇÃO
Peregrinos em direção ao Reino ao longo dos dias, somos confortados por aquilo que atesta a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, nascido da Vigem Maria, Ele, o eternamente Vivente, nos convida a não temer. Ele, o veraz, que dissipa toda opacidade da Igreja, transfigura a nossa invocação e o nosso agradecimento. Ele, luz que ilumina mais que raio de cristal, alimenta as nossas lâmpadas. Abramo-nos com esperança ao se esplendor, certos que não haverá mais noite e não teremos mais necessidade de luz de lâmpada porque o Senhor Deus nos iluminará e reinaremos com Cristo na eternidade.

ABERTURA
Venham ó nações ao Senhor cantar! Ao Deus do universo venham festejar!
Seu amor por nós, firme para sempre, Sua fidelidade dura eternamente!

Para ti, Senhor, toda noite é dia, / Tua ressurreição é luz que nos recria!
És a luz do mundo, esplendor do Pai, / Cristo, pastor e guia, em nossos passos vai!

Suba nosso incenso a ti, ó Senhor / Nesta vigília santa, oferta de louvor!
Nossas mãos orantes para o céu subindo, / Cheguem como oferenda ao som deste hino.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito / Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito.
Aleluia, irmãos, aleluia irmãs! Suba do mundo inteiro a Deus louvação!

RECORDAÇÃO DA VIDA
· Cada acólito presente recorda o momento mais importante da caminhada do grupo


SÚPLICA
Porque em vós está a fonte da vida, e é na vossa luz que vemos a luz.

1. Senhor, vossa bondade chega até os céus, vossa fidelidade se eleva até as nuvens.

2. Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juízos são profundos como o mar. Vós protegeis, Senhor, os homens como os animais.

3. Como é preciosa a vossa bondade, ó Deus! À sombra de vossas asas se refugiam os filhos dos homens.


4. Eles se saciam da abundância de vossa casa, e lhes dais de beber das torrentes de vossas delícias,

5. Continuai a dar vossa bondade aos que vos honram, e a vossa justiça aos retos de coração.

(após o salmo, quem quiser, poderá repetir alguma frase ou palavra que ficou no coração...)


ORAÇÃO: Oremos. Ó Deus, luz dos que crêem, enchei com vossa glória o mundo inteiro, e revelai-vos a todos os povos no esplendor da vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amém!

PALAVRA DE DEUS
Canto: Escuta ó Israel, Javé teu Deus que falar... fala Senhor Javé, Israel quer te escutar (2x)

Evangelho: Jo 3,1-8

Meditação usando os símbolos da água e dos dons do Espírito Santo

ORAÇÃO:
Ser batizado... Tornar-se herdeiro do céu Membro do povo de Deus Caminhante da glória Filho de Deus Irmãos de Jesus Cristo Templo da Trindade Apto para outros sacramentos Matricular-se na universidade de Jesus Cristo Adquirir direitos de filho Andar entre as coisas que passam Em direção as que não passam Caminhar na terra com endereço do céu Olhar para o céu, não como ficção e idéia,
mas como realidade Poder chamar Deus de Pai "Já não ser eu que vivo, mas Cristo que vive em mim" Escutar a voz do Pai: "Tu és meu filho, Eu hoje te gerei" Nascer para morrer, morrer para reviver Ser da família dos santos Estar no colo de Maria mãe Combater o mal com o bem Ser missionário Abraçar a cruz com Jesus na certeza da ressurreição Estar num perene clima de páscoa Nascer para as coisas do alto

PAI NOSSO

ORAÇÃO DO CONGRESSO
Ó Deus, Pai de infinita bondade, nós vos agradecemos pelo nosso 2º Congresso Arquidiocesano de Acólitos,
Colocamos em tuas mãos, todos os esforços e vitórias, e queremos também partilhar as alegrias das bênçãos alcançadas pela nossa pastoral.
Ajudai-nos, ó Pai, a ser firme na fé, e impulsionados pelo teu Divino Espírito Santo, sejamos perseverantes para realizar este grande momento de encontro contigo, realizando a missão e a vocação na Igreja. Alimentados pelo vosso Corpo e Sangue seja a nossa força, em um serviço de paz. Ajudai-nos nesse tempo a descobrir a nossa verdadeira Vocação. Ensinai-nos a ser Discípulos e Missionários, neste tempo e em toda parte a fim de que, todos cheguem ate Vós. Acolhei, ó Deus, os nossos pedidos e agradecimentos no mais intimo dos nossos corações.
Amém!


BÊNÇÃO

D. O Deus, poderosos, em misericórdia, vos abençoe e vos guarde T. Amém
D. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós T. Amém
D. Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T. Amém
D. Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém
D. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
T. Para sempre seja louvado! E nossa Mãe, Maria Santíssima!




3º DIA – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

Para a Celebração Eucaristica orienta-se que sejam feitas as Leituras do Dia, dando destaques aos seguintes momentos:

1. Comentário Inicial: destacando o tema do congresso e a importancia do ser acólito para a comunidade.

2. Procissão de entrada com todos os acólitos

3. Ato Penitencial (03 pedidos)
a. Pelas vezes que os acólitos não correspondem com os serviços na comunidade paroquial
b. Pelas vezes que os acólitos não conseguem viver a missão na família
c. Pelas vezes que em outras situações surgem impedimentos de viver e servir como Jesus


4. Oremos....
a. Agradecer e louvar a Deus pelos (anos) da Pastoral na Paróquia
b. Louvar pelo apoio do Padre e da Comunidade Paroquial ao trabalho dos acólitos

5. Preces
a. Dividir a oração do acólito e do congresso em forma de preces para os acólitos

6. Ofertório (oferecer junto com o Pão e o vinho) no Altar do Senhor
a. Túnica
b. Diretriz do Acólito
c. Livros que trabalham
d. Família do acólito

7. Após a Comunhão
a. Falar para a Comunidade o que é o Congresso, qual a sua importância e pedir orações para o bom êxito das atividades.

Biografia da Arquidiocese

Arquidiocese de Vitória da Conquista-Bahia
Arcebispo Dom. Frei
Luís Gonzaga Silva Pepeu

Superfície 27.228 km²
Tipo de jurisdição
Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, em 1 de Julho de 2009, era de 318.901 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do estado e também do interior do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas). Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².

Arquidiocese Metropolitana (Região Nordeste 3)
Criação da
diocese 27 de julho de 1957
Elevação a arquidiocese16 de janeiro de 2002
Rito romano
Dioceses sufragâneas
Bom Jesus da Lapa / Caetité / Jequié /Livramento de Nossa Senhora

A Arquidiocese de Vitória da Conquista (Archidioecesis Victoriensis de Conquista) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de Vitória da Conquista. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.


Histórico
A Diocese de Vitória da Conquista foi
ereta pelo Papa Pio XII, no dia 27 de julho de 1957 pela bula Christus Jesus, a partir de território desmembrado da Diocese de Amargosa. No dia 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II reorganizou o território da Província Eclesiástica de Salvador, constituindo duas novas províncias, a de Feira de Santana e a de Vitória da Conquista. Neste ato, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana.

Demografia e Paróquias
Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 724.619 habitantes, com 74,8% de católicos. O território da arquidiocese é de 24.709 km.2, organizado em 28 paróquias.
A arquidiocese abrange os seguintes municípios:
Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Cândido Sales, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo, Caetanos, Bom Jesus da Serra.

Arcebispos
Atual e 2º
Arcebispo:
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap
1º Arcebispo e atual Presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha 2002-2007
foi nomeado arcebispo de Mariana-MG

3º Bispo
Dom Celso José Pinto da Silva 1981-2001,
Arcebispo Emerito de Terezina-PI

foi nomeado arcebispo de
Teresina
2º Bispo: Dom Climério Almeida de Andrade 1962-1981 (faleceu)

1º Bispo:
Dom Jackson Berenguer Prado 1958-1962
foi nomeado bispo de Feira de Santana-BA